quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Guarda-roupa organizado

Está de férias/recesso, sem nada pra fazer? Que tal matar então uma daquelas eternas promessas de ano novo que a gente sempre faz: a de arrumar o guarda-roupa. E não tô falando só de tirar as coisas que estão fora do lugar não, mas sim daquela limpeza mesmo, tirando tudo que não serve mais, que está fora de moda ou você simplesmente não gosta. A ideia é tirar tudo para dar uma renovada daquelas e colocar de volta só o essencial, e de uma forma totalmente nova! Quer tentar? Então vem com a gente, que aqui tem um passo a passo completo pra você (e mais um monte de imagens inspiradoras para decorar o guarda-roupa/closet)!
1) Editar
O primeiro passo é esvaziar o armário e experimentar tu-do! Coloque uma música que você gosta e escolha um dia que você não tenha nada pra fazer (mas nada mesmo, porque isso pode demorar!). Vale convidar uma amiga sincera para ajudar no desapego e divertir o momento. A regra aqui é: "se eu não uso há mais de um ano é porque não vou usar mais". Ou seja, direto pra caixinha da doação ou da venda (sites como o Enjoei e o Desapego te ajudam com isso)! Não está conseguindo se desapegar? Então monte uma caixa a parte com essas "dúvidas" e, ao final, escolha até 10% do que você "precisa" manter...
2) Reinventar
Brinque com suas peças favoritas! Coloque na cama as 15 roupas que você mais gosta, junto com os acessórios mais usados. O objetivo é "quebrar" as combinações que você sempre faz e experimentar coisas novas com essas peças. Tire fotos dessas novas combinações para usar como referência depois (vale imprimir e criar um lookbook real ou só manter uma pastinha separada no celular).
3) Organizar
Você já se livrou do que não funcionava e pensou em novas possibilidades de usar o que ficou no armário. Agora é hora de se organizar e soltar ainda mais a imaginação! Sabe por que as roupas nas lojas são tão mais atraentes que as do seu armário? Porque você passa os cabides com facilidade e existem separações amigáveis como por cor ou por clima. Repita essa sistemática no seu guarda-roupa! Reúna as roupas parecidas (calça com calça, casaco com casaco e por aí vai) e coloque as peças de cabides viradas para o mesmo lado. É importante não deixar o armário entupir novamente! O que está à vista normalmente é o que a gente mais usa.
4) Inspirar
Para se inspirar, nada melhor do que um mural de recortes de revistas que represente o estilo que combina com você e com seu guarda-roupa. Coloque nele fotos de peças que você gostaria de ter, swatches de cores que você gosta, fotos de personalidades ou de uma maquiagem ou penteado que você achou lindo. A ideia é inspirar, então deixe sua mente vagar mesmo... (eu fiz um pra mim! link aqui =P)
5) Renovar
Com tudo organizado e já cheia de ideias na cabeça, é hora de montar uma lista de desejos. Você já sabe o que tem no seu armário então fica fácil deduzir o que falta ou o que você quer. Uma dica legal é se perguntar: "Você tem muito bolo (peças mais básicas) e pouca cobertura (peças divertidas, estampadas, com textura, etc.)?". Reflita sobre os "buracos" que ficaram e monte uma lista de compras. Mas calma! A ideia não é ir às compras imediatamente. A lista fica apenas na bolsa, à espera, e vai servir de guia naquele dia que subitamente bate a vontade de ir ao shopping. Aí, ao invés de vagar pelas lojas, você já vai ter uma ideia específica de onde ir e do que procurar. Esse sistema evita o efeito Becky Bloom! Outra dica para evitar o consumismo é fazer a seguinte promessa: a cada peça nova que entrar no seu guarda-roupa, uma velha será doada, vendida ou trocada. 
Pra quem gostou do post e quer ainda mais dicas sobre o assunto, aqui tem uma entrevista mara com a Cris e a Fê do Oficina de Estilo dando 15 dicas para exercer o desapego... ;) 

8 comentários :

Juliane disse...

<3 dorei o post!

Juliane disse...

Viva o desapego! Hoje mesmo fiz um limpa no armário! Vou levar um mooonte de roupas pro interior de Minas pra doar por lá neste Natal...

Taís Meireles disse...

Ahazou Juh!!!

Brunna Ricelly disse...

Adoreii as dicas!!! Muito boas msm, mas, pense numa coisa que morro de preguiça de fazer é arrumar guarda roupa, rssr! Minha casa é toda organizadinha mas, meu guarda roupa só quem pode ver sou eu, hahaha!

beijOO
^^

www.achadosdabrunna.com.br

Bibi disse...

Esse ano fiz essa terapia do desapego varias vezes!!Levei tuuudo la pro Peça Rara!!Além de ganhar um $$, a gente s sente renovada e descobre quanta coisa a gente tem e nem lembra de usar!!

Taís Meireles disse...

Muito verdade Bibi! :)

Trícia Oliveira disse...

Adorei o post e as imagens de inspiração!!

Taís Meireles disse...

Obrigada Trícia (:

Postar um comentário