Ilustradora: Katie Rodgers


Ilustradora e aquarelista profissional, Katie Rodgers cursou Desenho Industrial na faculdade e já trabalhou para grandes marcas como Kate Spade, Dolce & Gabbana, Target, Elle Girl e Cosmo Girl. Mas hoje sua principal fonte de renda é seu próprio blog, o Paperfashion! Super talentosa, ela trabalha com lápis, papel e aquarela, criando imagens de moda cheias de personalidade. Às vezes, para dar o toque final, acrescenta detalhes como pedaços de tule ou glitter. Depois vende tudo pela internet. Em recente parceria com a marca retrô Mod Cloth (já falamos dela aqui), ela deu a seguinte entrevista, em que conta sobre seu trabalho (tradução livre).
Como foi criado o Paperfashion?
Eu comecei o blog como um capricho, depois de conseguir meu primeiro emprego saindo da faculdade. Eu costumava me esconder no meu quarto à noite depois do trabalho e desenhava por horas, aí um dia decidi que seria divertido postar esses desenhos em um blog. Eu não tinha ideia do que estava fazendo ou onde aquilo me levaria. Três anos e meio depois, agora o Paperfashion é meu trabalho em tempo integral.
Conte um pouco sobre como foi essa colaboração com a ModCloth pelo seu ponto de vista.
Quando eu inicio uma ilustração, eu sempre começo buscando e rascunhando poses que vão funcionar bem (às vezes eu as acho aqui). Uma vez que definidas as poses, eu desenho as roupas e os acessórios, e adiciono um rosto e um cabelo que combinem. O rosto e o cabelo podem mudar completamente a personalidade da ilustração (assim como na vida real!). Quando a ilustração está finalizada, aí sim eu adiciono um pouco de cor. Claro, podem haver várias camadas de cor até ficar pronto! Finalmente, eu coloco o trabalho finalizado no scanner e limpo os fundos no Photoshop… e voilá!
O que te levou a trabalhar com ilustração e aquarela?
Minha tia me deu meu primeiro kit de aquarela quando eu ainda estava na escola primária, e eu fui conquistada desde então. Não era nem um questionamento. Eu sempre amei a forma como a aquarela funciona. Eu amo trabalhar com uma paleta de cores para criar algo do nada, em um simples pedaço branco de papel. Eu sempre fui atraída para as ilustrações de moda... desde que eu consigo me lembrar eu tenho desenhado e colorido moças em vestidos. Moda é visualmente estimulantes pra mim.
De onde você tira ideias e inspirações?
Ideias vem de todo e qualquer! Na internet eu encontro um monte de inspirações no Pinterest e em blogs. Eu vejo meus pins todo dia em busca de fontes de inspiração. Além disso, eu acho que viajar é muito inspirador. Seja uma viagem para um país estrangeiro, ou simplesmente sair pela porta da frente. Sair de casa é algo que sempre refresca minha mente e me traz novas ideias.
As mulheres que você desenha sempre parecem tão naturais e muitas vezes têm em suas poses e expressões um quê de “pegas no momento”. A gente sempre se perguntou: você as desenha com uma história secreta em mente?
Com certeza! Alguns dos meus melhores trabalhos são inspirados por músicas. Quando eu coloco a música certa pra tocar enquanto eu desenho, minha mente vai longe e crio todo um universo novo em volta da personagem desenhada. Eu estava assistindo ao vivo o tapete vermelho do Met Gala desse ano, com a música perfeita tocando, e criei uma cena inteira na minha cabeça com essa garota que chegava atrasada… e até hoje esse é um dos meus trabalhos preferidos. Eu amo quando olho pra trás e lembro o que eu estava pensando ou como me sentia quando fiz determinada peça.
O que te abastece durante o processo de trabalho? 
Música e café! Sempre.
Algum momento engraçado sobre suas ilustrações?
Ha! Bom, é sempre uma vergonha quando você derrama café nas suas ilustrações… graças a Deus pelo Photoshop!
Para conhecer mais sobre o trabalho de Katie acesse o blog, o Pinterest, o Facebook ou o Twitter dela... ;)

Comentários

Postagens mais visitadas